Atualmente temos que fazer muitas escolhas de alimentos num curto espaço e nesse sentido, saber ler rótulos é importante para tomar as melhores decisões.

É a pensar nesta necessidade que o PNPAS (Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável / Direção Geral da Saúde) sugere este cartão que pode ser facilmente transportado e consultado no momento de ir às compras.

A informação aqui contida tem por base as recomendações do Departamento da Saúde/Ministério da Saúde do Reino Unido.

ROTULAGEM NUTRICIONAL

É muito importante saber interpretar a informação nutricional presente nos rótulos dos alimentos. A tabela da composição nutricional indica o teor de cada nutriente (proteínas, hidratos de carbono, lípidos, fibras, minerais e vitaminas) por 100 g ou por 100 ml de alimento e, por vezes, também por porção ou dose de alimento, desde que seja indicado o número de porções contidas na embalagem. Quando se pretende comparar dois alimentos da mesma gama (por exemplo: duas sopas) correcto será comparar o valor nutricional apresentado por 100ml de alimento.

O valor energético indica a quantidade de calorias que o alimento em causa fornece. Este valor é calculado tendo por base o teor de proteínas, hidratos de carbono, lípidos e fibras fornecido pelo alimento.

Tabela 1 - Como se calcula o valor energético
Nutriente Factor de conversão gr. existentes num alimento composição nutricional em kcal(*)
Proteínas 4 3 12
Hidratos de Carbono 4 5 20
Lípidos 9 2 18
Fibras 2 1,5 3
Resultado da composição nutricional em Kcal
(gr de nutriente x factor de conversão)

Afinal, quantas calorias por dia devemos consumir? A organização mundial de saúde recomenda uma ingestão diária para um adulto… de 2000kcal repartidas da seguinte forma

DECLARAÇÃO NUTRICIONAL
Valores médios Por 100g
Valor Energético 327kj/78kcal
Lípidos
dos quais saturados
2,41g
0,59g
Hidratos de Carbono
dos quais açucares
8,23g
1g
Fibra 0,30g
Proteínas 5,75g
Sal 0,18g